quinta-feira, 14 de abril de 2016

Cores Primárias, Secundárias & Terciárias - LAV I

Linguagens das Artes Visuais I

Cores Primárias:
O que chamamos de Cores Primárias são um trio de cores que são usadas para criar ou simular todas as outras cores, que são por sua vez chamadas de secundárias e terciárias, e em alguns casos quaternárias. Porém devemos saber que todas as cores quando misturadas podem formar outras cores. O que caracteriza as primárias é o fato do conjunto poder criar todas as outras tonalidades de cores existentes. Devemos entender também que as cores primárias não podem ser conseguidas através da mistura de outras cores.

O trio das cores primárias é variado. E depende se estamos falando de Luz ou pigmentos. Na luz temos o trio: Vermelho, Verde e Azul. Também chamado de modelo RGB (do inglês Red, Green e Blue), porém esse modelo é mais estudado nas aulas de física. Essas são as três cores primárias que a televisão, muitos monitores e certos tipos de telas (como a dos celulares) usam.

O modelo mais favorável que é usado por artistas com pigmentos é o CMYK (do inglês Cyan, Magenta, Yellow e Key [Preto a cor “chave”]). Esse é o modelo que temos comumente nos cartuchos coloridos de impressora. Lembremos que as três cores primárias de pigmento juntas e em igual proporção podem criar a cor preta. Os motivos pelos quais a impressora usa uma quarta tinta preta são: Três camadas de tinta diferentes numa folha comum podem danificar o papel; A tinta preta é uma tinta barata; E a impressora também possui a opção de preto e branco, sendo o branco conseguido pela própria superfície da folha.

Portanto nos pigmentos temos as seguintes cores:
Cores Primárias: Ciano, Amarelo e Magenta.
Cores Secundárias: Verde, Azul, Vermelho, Roxo, Laranja, Abóbora, Violeta etc.
Cores terciárias: Cinza, Marrom, Amarelo ocre etc.

Muitas pessoas referem-se, erroneamente, ao Vermelho, Azul e Amarelo como cores primárias. O vermelho já é uma cor secundária pois nasce da mistura do magenta com um pouco de amarelo, e o azul também é uma cor secundária pois nasce da mistura do ciano com um pouco de magenta. Demonstravelmente as cores primárias são amarelo, ciano e magenta. Porém magenta e ciano são pigmentos mais difíceis de se conseguir, então artistas e seus estudantes costumam usar as cores comuns mais próximas: azul e vermelho.

Cores Secundárias:
Qualquer cor que surge da mistura de duas cores primárias. Possuem cores vivas assim como as primárias.

Cores Terciárias:
São as cores compostas de três cores primárias, obviamente elas podem surgir da mistura entre uma cor secundária com uma primária ou duas cores secundárias.
Terciária = amarelo (A) + ciano (C) + magenta (M) = (A)+(C)+(M)
Terciária = vermelho [(A)+(M)] + ciano (C) = (A)+(M)+(C)
Terciária = roxo [(C)+(M)] + laranja [(A)+(M)] = (C)+(M)+(A)


Exercício de Fixação:
Pinte cada parte do triângulo dentro do círculo cromático com a cor indicada. Então pinte a seção do círculo que toca a ponta do triângulo com a mesma cor. Daí pinte as três seções sem cor indicada da seguinte maneira: 75% da cor indicada mais 25 % da próxima; 50% de cada; e 25% mais 75%.

Caso não encontre as tintas magenta e ciano, use como Magenta as cores:
Carmim; Carmim de Alizarina; Vermelho de Quinacridone; Tintas com o nome de Rosa (Ex.: Rosa Permanente); Ou tintas que possuem um tom forte como “Rosa Choque”.

E use como Ciano as cores:
Azul Cerúleo; Azul de Manganês; ou tintas com tom claro como “Azul claro”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário